| hmin
Duas pesquisas divulgadas nesta terça-feira, dia 14, – uma do Datafolha e outra do Vox Populi – indicam o crescimento do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. Nas duas consultas, Lula ultrapassa os 40 pontos percentuais.
Ao contrário das especulações dos últimos dias, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PSB) não ultrapassou o tucano José Serra, embora tenham os dois permanecido empatados no segundo lugar nos dois levantamentos. Segundo o Datafolha, Lula alcançou 43%, Serra está com 17%, Garotinho, 15% e Ciro Gomes, 14%. Pelo Vox Populi, Lula tem 42%, Serra, 16%, Garotinho, 15% e Ciro, 11%.
Conforme levantamento do Vox Populi, a cerca de cinco meses das eleições, 47% dos consultados pelo instituto consideraram que seu voto está definido e é difícil mudar de candidato. Mas 27% disseram estar quase decididos, com alguma possibilidade de mudança, e 10% admitiram ainda não ter convicção eleitoral, sendo possível alterar o voto. Outros 14% afirmaram não estar definidos e apontaram o candidato escolhido apenas como uma opinião do momento.
O candidato Enéas Carneiro, do Prona, tem apenas 2% das intenções de voto e é dono da maior rejeição. Foi apontado por 59% dos entrevistados do Vox Populi como aquele em quem não votariam de jeito nenhum. Nesse ranking negativo, Lula vem em seguida, com 23% e Garotinho logo a seguir, com 22%. Serra tem 20% de rejeição e Ciro, 16%.
Na pesquisa espontânea, na qual o eleitor é convidado a apontar seu escolhido sem ter diante de si a lista com os nomes dos candidatos, Lula chega a 30%. Serra tem 9%, Garotinho, 7% e Ciro 6%.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.